sábado, 4 de fevereiro de 2012

AMARGURA - Escolhendo o Ressentimento



"Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atendando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja, alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados;"
(Hebreus 12.14,15)

 
   O sofrimento não torna uma pessoa mais forte ou melhor de forma automática. A maneira como você reage ao sofrimento determina se essa mágoa vai torná-la melhor ou mais amarga. Deus proveu sua graça para consolar em tempos de dor. Recusar a graça cria um ambiente interior onde a amargura pode crescer. Toda pessoa, em algum ponto da sua vida, experimentou o que é ser magoada por outra pessoa. Ela pode, então, escolher entre perdoar ou insistir na injustiça até se tornar amarga. Tornar-se amarga é uma questão de escolha que toda pessoa enfrenta. Quando a raiz de amargura brota, ela não destrói apenas a paz interior, mas também pode causar enfermidades físicas. A amargura perverte tudo o que toca, começando pela pessoa que é amarga e estendendo-se a outros relacionamentos (veja Hebreus 12.15). Mais ainda, a pessoa amargurada torna-se escrava da pessoa a quem a amargura é dirigida.
   Rute é um exemplo importante de alguém que rejeitou a amargura. ela perdeu sua pátria, seu idioma, a religião em que foi criada, as liberdades de sua cidadania e o núcleo familiar em que viveu quase toda sua vida. Ela assumiu novos compromissos, novas responsabilidades, e tudo isso numa terra em que era considerada estrangeira e inimiga. No entanto, sua fé a capacitou a seguir adiante contra uma adversidade esmagadora e e assim experimentar a extraordinária providencia do Deus de Israel. Rute pagou um alto preço. Ela enfrentou dor e sofrimento, mas foi recompensada por sua fidelidade tornando-se parte da linhagem do Messias. Noemi, por outro lado, retornou a sua pátria e ao seu povo e mais uma vez se encontrou sobre a proteção de Deus. Ela perdeu seu marido e seus dois filhos, mas ganhou uma nora incomparável (Rute 4.15) cuja devoção carinhosa tornou-se exemplo para as gerações seguintes (Rute 1.16-17). Passou por um ciclo de amargura (Rute 1.20-21), mas, devido a sua fé, foi purificada e teve restaurado um justo relacionamento com Deus e com as outras pessoas. Ela experimentou novamente a alegria de sentir-se útil quando olhou para além da circunstâncias e disse "não" à amargura e "sim" à soberana graça e ao plano de Deus para sua vida (Rute 4.13-17).
   A amargura pode ter efeito de longo alcance, longa duração e de autodestruição. Uma pessoa amarga deve primeiro se converter a Cristo (Romanos 5.8-10). Depois de aceitar o seu perdão, ela passa a ser capaz de perdoar outras pessoas como Jesus ordenou (Mateus 6.12). Uma forma bem prática de fazer isso é substituindo a amargura pelo amor (I Coríntios 13.4-7; Gálatas 5.22), principalmente demonstrando amor por quem ofendeu você.

E se você já tem uma caminhada com Deus, e por algum motivo deixou a mágoa, o ressentimento, a amargura tomarem conta do seu interior é hora de dar um basta nisso.
   Pense que o maior prejudicado é você. Escolher guardar uma mágoa é como beber um copo de veneno e desejar que seu inimigo morra.
   Não sofra o resto da sua vida com isso; não permita que isso atinja sua família e relacionamentos. A amargura pode comprometer um história toda.
   Talvez Satanás tenha lhe dado inúmeros argumentos e motivos, tentando lhe convencer de que você não precisa perdoar, que uma injustiça foi cometida com você e que por isso a obrigação de buscar a reconciliação não é sua, e sim da outra pessoa. Se a pessoa que te magoou não reconhece o erro ou sequer tem consciência disso, faça você a sua parte com amor, perdoando e pedindo o perdão.
   Volte a viver e a compartilhar coisas boas com seus amigos e familiares. Deixe as palavras negativas e rancorosas para trás. Deixe de ficar imaginando maneiras de desmascarar seu "inimigo" ou envergonhá-lo de alguma forma. Deixe de ler a bíblia somente para aplicar a Escritura aos outros em vez de a si mesmo. Lembre-se de que você pode ter causado algum tipo de mágoa em outras pessoas também, afinal você não é perfeito, assim como ninguém o é.

   Entenda que tudo que é contrário a Palavra de Deus deve ser eliminado da nossa vida. 

   Talvez seja bom procurar alguém de confiança, que esteja preparado para lhe ouvir, orientar e orar com você para que a cura de Deus veja até sua vida.

   Liberte-se! Busque em Deus forças, e faça a escolha certa. Só depende de você!!
   Volte a sorrir!

Com amor,
Liziane




Um comentário:

Diego disse...

abençoada texto! me foi muito útil.